28/01/2022

Report Serra da Mesa (Jan/2022)

Recentemente estivemos com um grupo de clientes na Pousada Vida de Peixe, Serra da Mesa, e aqui vai um breve relato da pescaria.

O lago da Serra da Mesa está em um nível recorde com as chuvas caindo incessantemente desde Dezembro, com mais de 40% da capacidade de água. Parece pouco, mas é um nível recorde para os últimos anos, e considerando que trata-se do maior reservatório artificial em volume de água do Brasil, cada ponto percentual reflete em inimagináveis litros de água!

Navegando era difícil perceber a diferença, não é como na Amazônia, onde você vê nitidamente quando a água está baixa, exibindo as praias brancas, ou quando está cheio tocando as copas das árvores. Em uma represa, para quem a visita um ou duas vezes por ano, a diferença é sutil e só fica óbvia ao se deparar com uma cerca novinha debaixo da água. Sinal de que nem o fazendeiro local contava com o aumento do nível.

Mas para o peixe o cenário muda. A água subindo e tocando nova vegetação é sinal de fartura para os peixes forrageiros e, consequentemente, alimento para os tucunarés. Que por sinal estavam muito gordinhos e saudáveis! Além de termos avistado uma grande quantidade de cardumes com tucunarés juvenis, sempre bom sinal!

Pescando, a atividade era praticamente constante, diferente das minhas outras experiências, quando tínhamos que procurar o peixe durante longos períodos de silêncio. Desta vez, tínhamos ação durante boa parte do dia! Alguns peixes estavam manhosos, seguindo a isca e exigindo insistência e um trabalho provocante. Outros estavam enloquecidos e atacavam a mosca insanamente, erravam, seguiam, atacavam de novo, fazendo o maior estardalhaço na água, naquele estilo mais primitivo do tucunaré, o qual todos nós pescadores adoramos! Teve um momento em que o frenesi causado por um Azulão foi tão grande e depois de errar a minha isca três vezes seguida, o Dudu, que recém tinha destrancado a isca dele do capim, resolveu lançar a isca assim mesmo, cheia de capim, poucos metros à frente, resultando na captura do frenético tucunaré de aproximadamente 57cm. Um belo exemplar!

Dentre 8 pessoas pescando durante três dias foram capturados quatro Caras Preta, o Tucunaré Azul acima de 60cm, inúmeros exemplares acima de 50cm e muitos outros menores! Foi um resultado impressionante e sem dúvida a melhor pescaria que eu já fiz na Serra!

O destaque foi para o amigo Carivaldo, que além de capturar dois Caras Preta, colocou rapidamente um pequeno hair bug quando avistou um tambaqui se alimentando na superfície e se aproximando do barco. Lançou a mosca com o máximo de sutileza e partiu para uma longa briga até embarcar o animal de 10kg!! A briga foi tão intensa que o Carivaldo resolveu nem pescar na tarde seguinte, para ficar relaxando na Pousada.

A mosca que mais dez sucesso - NOVAMENTE - foi o Arari nas cores Amarelo, Azul, Laranja e Chartreuse, atado em anzol 3/0 ou 4/0. As linhas mais usadas pelo grupo foram as intermediate, além de floating e sinking tip, geralmente em equipamento #8 com leader de fluor 40 ou 50 libras.

O sucesso dessa viagem foi tão grande que já remarcamos o retorno para a Vida de Peixe no mesmo período de 2023. Consulte detalhes aqui!

E por falar em Vida de Peixe, a pousada nos brindou com o atendimento VIP pelo qual é consagrada. Alimentação deliciosa, sem dúvidas uma das melhores gastronomias dentre as operações de pesca em que eu já estive. Para mencionar alguns pratos foram servidos: costela de tambaqui frita, carpaccio e sashimi de tilápia, costelão 12 horas, hamburguer gourmet, pizza de carne seca, iscas de peixe, feijoada, torta alemã, cocada, doce de casca de laranja, heineken muito gelada e uma infinidade de sucos naturais! Prepare-se pra passar muito bem!!

Boas linhadas,

Marcus Konze